Palestra ministrada pela biomédica Larisse da Silva Almeida busca conscientizar acerca da importância das medidas de prevenção e controle dessa endemia no Brasil

Colaboradores da Policlinica Estadual de Formosa e do Samu participam da palestra preventiva

Em alusão à Semana de Controle e Combate à Leishmaniose, a bioquímica Larisse da Silva Almeida realizou uma palestra para os colaboradores da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa e para equipe da hemodiálise do Samu sobre transmissão, sintomas da leishmaniose visceral. A profissional abordou ainda os sintomas da leishmaniose cutânea, diagnóstico, tratamento e prevenção.

O intuito da ação foi disseminar informações e conscientizar acerca da importância das medidas de prevenção e controle dessa endemia no Brasil. Larisse ressaltou a importância de observar os sintomas da leishmaniose visceral, quais sejam a febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia e sangramentos na boca e nos intestinos.

A biomédica explica que, caso alguém esteja com os sintomas da doença, é necessário procurar um hospital para que sejam realizados os exames clínicos e laboratoriais e, assim, iniciado tratamento com medicamentos. Caso a enfermidade seja detectada, o paciente deve ser cuidadosamente acompanhado por profissionais de saúde. Ao final do evento, foi entregue ao público folder explicativo.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde