Secretário do Núcleo da Qualidade da Policlínica, Reinaldo Silva fala sobre segurança do paciente

Objetivo da ação é conscientizar sobre a necessidade da contínua e atualizada aplicação das práticas de segurança nos serviços ofertados na unidade de saúde

Comemorado no dia 17 de setembro, o Dia Mundial da Segurança do Paciente tem o propósito de minimizar riscos e danos ao paciente, o que reflete na melhoria da qualidade do cuidado ofertado nos serviços de saúde. Em homenagem à data, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou palestra, ministrada pelo secretário do Núcleo da Qualidade, Reinaldo Silva, nesta terça-feira (6/9).

A palestra teve como objetivo conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e integrantes da sociedade civil presentes na unidade sobre a necessidade da contínua e atualizada aplicação das práticas de segurança nos serviços ofertados na unidade e o desenvolvimento de ações e estratégias que possam reforçar a segurança não apenas do paciente, mas dos profissionais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1 em cada 10 pacientes possa ser vítima de erros ou eventos adversos durante a assistência à sua saúde. Além disso, os danos ao paciente por eventos adversos se configuram como uma das principais causas de morte e incapacidade mundialmente. A estimativa anual da ocorrência de eventos adversos é de cerca de 134 milhões, ocasionados em função da atenção insegura ofertada pelos hospitais, o que acaba por contribuir para aproximadamente 2,6 milhões de mortes.

O palestrante destacou a importância da garantia da segurança para pacientes e da inclusão dos colaboradores no estímulo constante pela cultura de qualidade e segurança dos usuários difundida na instituição, por meio de ações expressas por meio de cuidados e atenção nos acompanhamentos e nas informações monitoradas continuamente, as quais possibilitam a implementação de melhorias.

Desse modo, as equipes multidisciplinar e clínica podem gerar importantes resultados na qualidade da oferta dos serviços de saúde. As políticas, práticas e procedimentos para prevenção de erros e eventos adversos, também os treinamentos da equipe, são fundamentais para essa  instituição que está comprometida com a excelência no cuidado dos pacientes.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde