Pacientes e seus acompanhantes e colaboradores assistem à palestra de Mauro Passo, médico do HEI

Atividades pelo mês é dedicado à campanha de prevenção do suicídio reúnem palestras e entrega de informativos sobre onde e como buscar apoio para uma boa saúde mental

No dia 10 de setembro, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data que convida a população a refletir sobre a conscientização da vida e ao apoio na prevenção ao suicídio. Por isso, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou palestra ministrada pelo cardiologista Mauro Passos, médico da unidade, com intuito de fornecer informações para a compreensão sobre a temática.

Durante a atividade, foram levantadas questões relacionadas à saúde mental, assim como, a necessidade de falar sobre o quadro emocional, sobre o apoio e sobre as estratégias de enfrentamento ao sofrimento psíquico. O palestrante ainda ressaltou a importância da valorização da vida.

Posteriormente, foram entregues informativos sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço que visa o apoio emocional e a prevenção do suicídio, com atendimentos voluntários e gratuitos a todas as pessoas.

Também foram inseridos, nos televisores das recepções, vídeos da campanha Setembro Amarelo do CVV, que vão ficar expostos durante o mês, com intuito de orientar e informar aos pacientes sobre a importância de se procurar ajuda profissional, locais em que se pode conseguir obter essas ajudas, além de salientar os sintomas de depressão e a importância do cuidado da saúde mental.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM