Equipamento é capaz de administrar choques elétricos para reverter ritmos cardíacos potencialmente fatais, como fibrilação ventricular e taquicardia ventricular

A Policlínica Estadual de Formosa realizou no dia 22 de novembro de 2023 um treinamento para os colaboradores sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). A qualificação foi conduzida pelo técnico em enfermagem Arllen Lucas da Costa Ataíde.

“O DEA é um dispositivo projetado para ser utilizado por pessoas sem treinamento médico especializado, durante emergências cardíacas. O equipamento é capaz de administrar choques elétricos para reverter ritmos cardíacos potencialmente fatais, como fibrilação ventricular e taquicardia ventricular”, explicou Arllen Lucas.

O DEA possui instruções simples e claras, com comandos de voz e indicadores visuais para orientar os usuários, mesmo sem treinamento médico. Antes de administrar um choque, o equipamento realiza uma análise automática do ritmo cardíaco da vítima, garantindo precisão no tratamento. Ao utilizar o DEA, os usuários são instruídos a chamar imediatamente os serviços de emergência, garantindo uma resposta abrangente ao incidente.

“Embora projetado para uso intuitivo, incentivamos a participação em cursos de treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e no uso de DEA para aumentar a confiança e eficácia durante emergências”, disse o técnico de enfermagem.

De acordo com a diretora da Policlínica Estadual de Formosa, Silvana Mofardini Machado, a instalação dos DEA reforça o compromisso com a segurança e bem-estar da comunidade e colaboradores. “Estamos confiantes de que o dispositivo desempenha um papel vital em situações críticas, caso aconteça dentro da nossa unidade ambulatorial, potencialmente salvando vidas”, afirmou.

Fonte: Diário da Manhã