Prática é uma das medidas mais importantes para prevenir a propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde

A Comissão de Gerenciamento de Resíduos e Serviços da Saúde (CGRSS) da Policlínica Estadual de Formosa realizou uma palestra sobre a higiene das mãos seguido de uma dinâmica lúdica para pacientes e colaboradores da unidade.

A equipe abordou de forma lúdica a prática correta da higienização das mãos. Foi demonstrado a todos de forma clara a importância da higienização das mãos, destacando os riscos de infecções e doenças que podem ser evitadas através dessa prática simples, mas fundamental para a saúde.

Além disso, a equipe passou todos os diferentes tipos de higienização das mãos, incluindo a higienização simples, a higienização antisséptica e a técnica correta de lavagem das mãos com água e sabão.

“A atividade lúdica permitiu aos participantes visualizar a forma de utilização correta do álcool em gel e ressaltou a importância de incluir a higiene das mãos na rotina diária, principalmente em locais de trabalho. Ressaltamos a importância do papel de cada indivíduo na disseminação de boas práticas de higiene”, afirmou a equipe.

O enfermeiro Walerson Brasileiro explicou que a comissão CGRSS tem como objetivo principal coordenar e supervisionar a gestão adequada dos resíduos gerados dentro do estabelecimento de saúde.

“Sua principal função e atribuições é garantir que os resíduos da instituição sejam tratados e descartados de forma segura, elaborar planos e procedimentos para o manejo seguro dos resíduos de saúde, seguindo em conformidade com as regulamentações das normas locais e nacionais, minimizando riscos à saúde pública e ao meio ambiente”, disse,

A comissão também fica responsável pela classificação dos resíduos de acordo com sua natureza e potencial de risco, estabelecendo critérios para a segregação e acondicionamento adequado, supervisiona a coleta, transporte e armazenamento temporário e tratamento dos resíduos, assegurando que essas etapas sejam realizadas por empresas licenciadas e devidamente treinadas.

De acordo com a diretora da Policlínica Formosa, Silvana Mofardini Machado, a palestra foi extremamente esclarecedora e motivadora, proporcionando a reflexão sobre a importância de um simples gesto, que pode salvar vidas.

Fonte: Diário da Manhã