Programa é um dispositivo da linha de cuidado em saúde mental

As psicólogas Lohany Romualdo e Tatiana Hennemann e a assistente social Nathielen Viana da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa promoveram no dia 27 de janeiro uma capacitação sobre a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMaesm) para os colaboradores da unidade de saúde.

De acordo com as profissionais, o eMAESM é um dispositivo da linha de cuidado em saúde mental destinado a atenção integral para pessoas com transtornos mentais moderados, cujo acesso será referenciado pela APS através da estratificação de risco.

‘É importante salientar que as Policlínicas Estaduais que vão oferecer o serviço de eMAESM, são caracterizadas como unidades ambulatoriais especializados cujo atendimento se dará de forma exclusivamente referenciada e regulada, funcionando como suporte e retaguarda para os demais níveis de atenção à saúde, sobretudo a APS, realiza procedimentos ambulatoriais e diagnósticos de média e alta complexidade”, explicou Lohany.

Segundo a psicóloga Tatiana Henneman , a equipe do eMAESM é composta por um médico psiquiatra, duas psicólogas e uma assistente social. “O programa tem como objetivos prestar atenção multiprofissional em saúde mental de usuários do SUS e com diagnóstico de transtorno mental moderado; realizar atendimento especializado às demandas deste nível de atenção (média complexidade); estabelecer comunicação e fluxo ativo com a atenção básica; integrar-se aos demais serviços das redes de atenção à saúde; e pautar-se pela Lei Federal nº 10.216 de 2001 – Proteção e Direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais”, disse.

A assistente social Nathielen Viana destaca que durante o treinamento foi detalhado o fluxo de atendimentos externos e internos dos pacientes do eMAESM, bem como a demanda que se encaixa no perfil do programa. “A capacitação também abordou e explicou sobre o Protocolo de Prevenção de Suicídio e Automutilação da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa e os procedimentos a serem realizados em caso de surto psicótico dentro da Policlínica”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã