Evento aconteceu de 12 a 19 de maio

A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou a primeira Semana da Enfermagem. O evento aconteceu de 12 a 19 de maio, onde é comemorada em todo o país, definida entre o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). As datas são em referência ao nascimento de Florence Nightingale e à morte de Anna Neri, respectivamente. Ambos são figuras históricas de grande importância para o mundo e para o desenvolvimento da enfermagem no Brasil.

A Semana Nacional da Enfermagem homenageou os profissionais assistenciais que acompanham e observam os pacientes em todo o seu percurso para a saúde, educação e prevenção de doenças. Abertura contou com a presença Simone Ribeiro Psicóloga, Especialista em Psicologia positiva e Coaching, que realizou uma palestra motivacional para toda equipe de enfermagem da Policlínica.

Em 20 de maio é comemorado o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, a data foi criada após o falecimento da enfermeira Ana Néri, pioneira da enfermagem brasileira. O encerramento contou com a presença do Reinaldo Silva, o qual é responsável pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE). Ele fez uma dinâmica e distribuiu brindes recebidos do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (COREN-GO)

A diretora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, agradeceu a equipe de enfermagem e destacou a importância dos profissionais que são comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Contextualizando a profissão do enfermeiro

Aqueles que cuidam e protegem os doentes, especialmente os idosos e deficientes, são reconhecidos como enfermeiros desde os tempos do Antigo Testamento. Nessa época e por muitos séculos, a enfermagem esteve associada ao trabalho feminino, caracterizado por cuidar de nômades primitivos.

As práticas de bem-estar evoluíram ao longo do tempo, com a enfermagem emergindo como uma prática leiga entre os séculos V e VIII, desenvolvida pela religião como sacerdócio. Com isso, tornou-se uma prática humilhante e pouco atraente para as mulheres da época, que consideravam o trabalho como serviço doméstico. Mas em meados do século XVI, a enfermagem se desenvolveu, começou a ser reconhecida e passou a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada.

No século XIX, foram catalogadas definições e normas para a profissão, e a American Nurses Association (ANA) definiu a enfermagem como uma ciência é uma arte, considerando que o objetivo principal do trabalho é abordar a verdadeira saúde por meio de ações interdependentes com a tecnologia Questão – Apoio científico e reconhecimento do importante papel dos enfermeiros na educação para a saúde, competências na previsão de doenças e cuidados individualizados e únicos aos doentes.