Campanha alerta sobre o câncer de mama

Em outubro é comemorado o mês de prevenção ao câncer, uma data convida toda a sociedade para uma reflexão sobre o autocuidado, e para o compartilhamento de informações, de maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, no objetivo de reduzir a mortalidade.

Em alusão a data, a Policlínica Estadual de Formosa realizou palestras ministradas pela psicóloga e assistente social da unidade (Camila Müller) e (Josilene Neres), visando abordar informações referentes a temática do empoderamento feminino e a importância da conscientização às estratégias de autocuidado, na recepção da unidade (momento que contou com o sorteio de prêmios aos participantes).


			Policlínica de Formosa realiza Dia D Outubro Rosa

Ademais, foram levantadas questões associadas à definição do termo, a importância do processo de conscientização e às estratégias de desenvolvimento, além disso, apresentou-se dados presentes em pesquisas científicas associadas à saúde mental das mulheres.

O médico especialista mastologista, Dr Rodrigo Kouzak, palestrou na recepção médica e em um segundo momento na hemodiálise na Policlínica Estadual de Formosa (GO), aos colaboradores e pacientes da unidade, acerca do tema com o objetivo de conscientizar e de fornecer informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento, elucidar dúvidas pertinentes, e estimular reflexões relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer, assim como, o desenvolvimento de comportamentos voltados ao autocuidado.

Assim, durante a palestra foram levantadas questões relacionadas à definição do outubro rosa, do câncer de mama, da mamografia e do autoexame. O momento também contou com a participação do público no levantamento de perguntas.

Também foi realizado no dia D ação com as colaboradoras da unidade, visando o autocuidado, proporcionando um bem-estar físico aliado ao cuidado mental, aliviando as dores musculares e promovendo relaxamento por meio da técnica com ventosas e liberação miofascial.

Os movimentos do Outubro Rosa tiveram início na década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa é um movimento internacional para promover a conscientização da população e o maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama.

Fonte: Diário da Manhã