Equipe multidisciplinar da unidade conscientiza sobre doença renal

A Policlínica da Região do Entorno – Formosa promoveu nesta terça-feira, 15 uma ação em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março. A equipe multidisciplinar abordou sobre o tema com os pacientes da unidade de saúde.

O Dia Mundial do Rim foi criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF), o objetivo é conscientizar sobre a saúde dos órgãos. Em palestra, a equipe da unidade orientou ao público sobre as oito regras de ouro para reduzir o risco de problemas renais, como detectar a doença renal crônica e quais são seus sintomas, prevenção da doença, quais são as principais funções do rim.

Afetando uma a cada dez pessoas no mundo e com taxas crescentes de acometimento na população, a Doença Renal Crônica é caracterizada pela lesão irreversível nos rins, mantida por três meses ou mais. Com o diagnóstico precoce, a maioria dos casos pode ser controlado ou retardado. “A doença renal é silenciosa nos seus estágios iniciais e os primeiros sinais e sintomas só aparecem quando já há comprometimento de 50% do funcionamento dos rins”, explicou a Assistente Social Luzinete Frazão.

Conscientização

O Dia Mundial do Rim homenageia todas as temáticas e trabalhos realizados para os tratamentos contra as doenças do rim. O objetivo deste dia é aumentar a consciência sobre o impacto da doença renal na humanidade. Ele também procura apresentar estratégias e estilos de vida que permitam evitar tais doenças. O dia foi estabelecido pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e pela Federação Internacional de Fundações Renais (IFKF) no ano de 2006. Este dia é internacional, atualmente é comemorado em mais de 150 países. Se celebra na segunda quinta-feira de março de cada ano.