Qualificação reforçou sobre a segurança durante a realização dos processos, visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos

A Policlínica de Formosa ofereceu um treinamento à equipe da Central de Material e Esterilização (CME) sobre o funcionamento dos equipamentos do setor. O objetivo foi orientar a equipe de enfermagem a manusear de forma correta os equipamentos, conscientizando sobre possíveis riscos que podem ocorrer, comprometendo a segurança e integridade física tanto do paciente quanto do próprio profissional.

A enfermeira Helenir Fonseca comentou que para manusear qualquer equipamento dentro da CEME ou realizar qualquer processo, o profissional deve seguir protocolos, conforme a RESOLUÇÃO – RDC Nº15, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, trazendo exigências para os centros de material e esterilização (CME) visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.

Helenir citou ainda a importância dos treinamentos e rondas diárias do técnico da engenharia clínica do setor, sendo ele também o responsável por observar o funcionamento dos equipamentos, instruir a equipe, solucionar qualquer intercorrência que houver, explicado como ocorrem todos os processos, como os aparelhos devem ser ligados, manuseados e desligados, seguindo todas as normas.

Durante o treinamento, foi abordado todo o processo de esterilização .“O objetivo do treinamento foi instruir a equipe do setor na prática, para que os profissionais tenham segurança durante a realização dos processos, adquirindo conhecimento tanto na eficácia do método como na identificação da falha dos mesmos”, frisou Helenir Fonseca.

Fonte: Jornal Diário da Manhã.