Capacitação foi conduzida pelo médico Ernandi Araújo Lima Neto

O médico Responsável Técnico pela Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa, Dr. Ernandi Araújo Lima Neto, realizou um treinamento in loco com a equipe de enfermagem sobre o protocolo AHA 2021 para PCR ,tendo como foco a cadeia de sobrevivência para o suporte básico de vida e suporte avançado de vida.

O médico explicou a cadeia de sobrevivência para o suporte de vida básico e avançado, focando nas principais diferenças entre os dois, sendo que no suporte avançado de vida se tem a via aérea avançada, o desfibrilador ou DEA, e o uso das medicações (epinefrina e amiodarona), e que no suporte básico de vida temos compressões torácicas e ventilação de resgate.

“Os principais motivos para acontecer um PCR que são 5H’s e 5T’s, hipovolemia, hipóxia, hipo/hipercalemia, H+ (acidose metabólica), hipotermia, tamponamento cardíaco, tromboembolismo pulmonar, trombose coronariana, tensão no tórax (pneumotórax hipertensivo) e tóxicos”, disse.

Além disso, o Dr. Ernandi abordou a forma que se deve realizar as compressões torácicas, a forma de ventilar o paciente, e quais atribuições de cada profissional durante uma PCR. Ele também falou sobre como se deve fazer a intubação de forma correta, e que o enfermeiro tem respaldo legal com o conselho federal de enfermagem para utilizar dispositivos extraglóticos, a fim de promover uma via aérea avançada.

A diretora Silvana Mofardini que o treinamento prepara a equipe para eventuais situações de intercorrência na unidade.

Fonte: Diário da Manhã