Procedimento oftalmológico que avalia o campo visual, identificando eventuais áreas de perda ou redução na visão periférica

A Policlínica Estadual de Formosa promoveu uma qualificação para a equipe de enfermagem o exame de campimetria, procedimento oftalmológico que avalia o campo visual, identificando eventuais áreas de perda ou redução na visão periférica. Ele é utilizado no diagnóstico de condições como glaucoma, lesões no nervo óptico ou distúrbios neurológicos que afetam a visão periférica.

O técnico de manutenção de equipamentos médicos Valdeir Alves Cardoso explicou que o teste é realizado para detectar problemas visuais além do campo central. “Para realização deste exame é necessário que o paciente passe pelo especialista oftalmologista e o mesmo solicite o exame, após solicitação o paciente é encaminhado aos profissionais da enfermagem para realização do mesmo”, comentou.

Segundo o palestrante, para a realização do exame é preciso posicionar o paciente em frente ao aparelho de campimetria. Durante o exame, o paciente será instruído a fixar o olhar em um ponto central e responder a estímulos visuais periféricos, é um exame indolor e de extrema importância para detecção de problemas visuais”, afirmou.

Fonte: Diário da Manhã