Atividade foi em alusão ao Agosto Dourado, mês que incentiva o aleitamento materno

O nascimento de um bebê é um momento de alegria e transformação para as famílias. A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa reconhece a importância de fornecer orientações claras para pais e cuidadores, assegurando que os primeiros dias e semanas de vida do bebê sejam saudáveis e felizes. Para isso, a unidade promoveu uma atividade com dicas de cuidados essenciais para recém-nascidos.

De acordo com a enfermeira Katiussy Ferreira da Silva, a nutrição adequada é fundamental para o desenvolvimento saudável de um recém-nascido. “Seja através da amamentação ou fórmula, garantir que o bebê receba uma certa quantidade de alimento é primordial. Para as mães que amamentam, buscar uma alimentação balanceada e hidratação adequada também é crucial”, disse.

A profissional ressaltou que manter o bebê limpo e confortável é uma parte essencial dos cuidados diários. “Trocar as fraldas com frequência e limpar delicadamente a área genital com produtos adequados ajudam a prevenir irritações. Além disso, banhos suaves e regulares com produtos de higiene específicos para recém-nascidos também são recomendados”, explicou.

Segundo Katiussy um ambiente de sono seguro é vital para o bebê. “Os primeiros momentos de interação com os pais e cuidadores têm um impacto significativo no desenvolvimento do bebê. Contato visual, toque suave e fala amorosa são formas importantes de estabelecer vínculos emocionais. Brinquedos e atividades que capacitam à idade estimulam os sentidos e promovem o aprendizado”, revelou.

Seguir o cronograma de consultas médicas é essencial para monitorar o crescimento e a saúde do bebê. “Além disso, mantenha as vacinas atualizadas de acordo com as orientações médicas que ajudam a proteger o bebê de doenças graves”, frisou a enfermeira.

Para finalizar, foi lembrado aos pais e cuidadores que cuidam do bebê também significa cuidar de si mesmos. Descanso adequado, alimentação saudável e buscar apoio quando necessário são passos importantes para garantir que você esteja no seu melhor para cuidar do seu bebê.

A diretora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, conclui que o fornecimento dessas informações é valioso para os pais e cuidadores, durante essa fase única e emocionante.

Fonte: Diário da Manhã