Prática auxilia no processo de reabilitação fisioterapêutica e no controle algico, situação em que o paciente sente dor

A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa oferece também aos seus pacientes o atendimento de auriculoterapia. A prática é realizada pela fisioterapeuta Maria Rita Schenatz no processo de reabilitação fisioterapêutica e no controle álgico, situação em que o paciente sente dor.

A auriculoterapia é derivada da acupuntura, sendo parte essencial da medicina tradicional chinesa, considerada pela organização mundial de saúde(OMS), é uma terapia de microssistemas, onde se faz pressão em pontos específicos do pavilhão auricular para tratamento e até mesmo diagnóstico de inúmeros problemas físicos e emocionais. Para a prática da terapia, os profissionais utilizam materiais esféricos e de superfície lisa como sementes, que são presos à pele para que fique pressionando esses pontos.

Sobre a orelha está projetado todo o corpo humano e seus órgãos, e como se ela fosse um feto em posição cefálica( cabeça para baixo), cada região corresponde a um ponto específico, quando o órgão ou membro estiver desequilibrado a região correspondente na orelha manifesta sinais de que precisa de cuidados e atenção.

As Práticas Integrativas e Complementares são recursos terapêuticos que utilizam tratamentos baseados em conhecimentos tradicionais, complementando as terapias convencionais, ajudando a restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas

O paciente Jailson Firmino dos Santos conheceu a auriculoterapia por meio de um colega e de antemão falou que não acreditava, mas fez um único uso e notou uma melhora significativa na ansiedade e queimação no estômago. Ele conta que sentia dores fortes para andar, sentar e ficar um tempo na mesma posição e a auriculoterapia ajudou no controle álgico.

Fonte: Diário da manhã