Data foi criada para conscientizar a população sobre o exame preventivo utilizado contra o câncer de mama

Em alusão ao Dia Nacional da Mamografia, comemorado em 5 de fevereiro, a Policlínica Estadual de Formosa promoveu uma palestra para pacientes e colaboradores sobre a importância do exame.

A técnica em radiologia Alana Carolina comentou que a data foi criada para conscientizar a população sobre o exame preventivo utilizado contra o câncer de mama. “E uma forma de alertar de como o exame é indispensável na detecção prévia da doença”, disse.

A palestra destacou que a compressão da mama é essencial, pois há ainda estigmas acerca do exame. “A compressão é importante pois gera o espalhamento do tecido mamário e isso reduz a sobreposição pelas glândulas mamárias, permitindo que nódulos ou outras lesões possam ser detectadas”, explicou.

De acordo com Alana Carolina, a mamografia se modernizou ao longo do tempo, mas que a compressão adequada das mamas ainda é fundamental para a qualidade do exame e detecção de nódulos em estágio inicial não palpáveis, com menos de 1cm e na fase assintomática da doença.

“A mamografia não pode ser substituída por outro exame, ela é complementar, mulheres que amamentam podem realizar o exame, ele não se restringe somente às mulheres os homens podem também realizar o exame”, afirmou.

O mamógrafo é um tipo especial de aparelho de raio-x, configurado para a obtenção de imagens das mamas com alto contraste e resolução, a exposição do paciente a radiação no exame de mamografia é mínima, portanto, é um exame seguro.

Segundo a diretora da Policlínica de Formosa, a unidade visa sempre ações de educação permanente continuada tanto aos colaboradores quanto aos pacientes, “pois tem o compromisso de conscientizar, alertar e prevenir”, frisou a gestora.