Colar identifica pessoas com deficiências que não são facilmente perceptíveis no cotidiano

A Policlínica Estadual de Formosa promoveu uma atividade educativa para as equipes da unidade sobre Cordão de Girassol, colar com desenhos de girassóis é símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso de surdez, transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.

A assistente social Josilene Neres explica que a invisibilidade das pessoas com deficiência é uma constante. “Quando nós falamos das pessoas que têm deficiência invisível isso se torna ainda mais grave, pois eles passam por alguns constrangimentos e situações difíceis e essa identificação mostra à sociedade que as pessoas estão ali e precisam de respeito”, comentou.

Durante a palestra, a assistente social sanou as dúvidas dos colaboradores para que o paciente ao adentrar na unidade tenha seus direitos garantidos. “A atividade foi para mostrar aos colaboradores que o Cordão de Girassol, além de ser um instrumento de empoderamento, promove o respeito, a empatia e a inclusão na sociedade diversa em que vivemos”, afirmou.

A assistente social destacou que o cordão faz com que as pessoas sejam visíveis e valorizadas dentro desse novo contexto de inclusão e acessibilidade.

Fonte: Diário da Manhã