Doença reumatológica sistêmica autoimune se manifesta em diferentes locais do corpo e órgãos

A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa GO promoveu uma palestra com intuito de alertar os pacientes e os colaboradores sobre o Lúpus, doença reumatológica sistêmica autoimune, que pode manifestar-se em diferentes locais do corpo e órgãos, essa data foi escolhida por ser o dia Mundial do Lúpus.

A enfermeira Helenir De Souza Soares pontuou que o lúpus é uma doença que tem várias manifestações e muitos estigmas. “As pessoas ficam com medo e chegam com muitas dúvidas”, disse. A profissional destacou que a atividade visa informar o público sobre hábitos de vida, alimentação, prevenção de doenças infecciosas que podem agravar o Lúpus, além de ajudar a criar e manter uma rede de apoio.

“O intuito da ação é de aumentar a conscientização sobre uma doença que é diferente para cada pessoa e pode ser grave, uma pessoa pode apoiar a outra”, afirmou

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o Brasil não possui números exatos para o lúpus eritematoso sistêmico (LES, ou apenas lúpus), mas estima-se que 65 mil pessoas no país, a maioria mulheres, apresentem sintomas em idade reprodutiva. entre 20 e 40 anos.

O lúpus é uma doença potencialmente grave porque pode afetar órgãos vitais. No lúpus, o corpo produz anticorpos que podem causar doenças em tecidos e órgãos como rins, pulmões e coração.

Causas/sintomas e tratamento

O lúpus não tem causa específica a enfermeira explica que existem gatilhos hormonais, infecciosos e ambientais para uma pessoa com genética propensa ao lúpus.

Cada pessoa pode ter uma apresentação diferente, mas os sintomas sistêmicos gerais são: febre, fraqueza, fadiga, dor nas articulações, perda de força muscular, queda de cabelo, úlceras na boca e alterações na pele, mais comumente “asa de borboleta”. manchas vermelhas nas maçãs do rosto e na ponte do nariz, cuja distribuição lembra uma borboleta.

A diretora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini relata que em caso de qualquer sintoma, é necessário procurar os primeiros socorros na Unidade Básica de Saúde, onde poderá iniciar o tratamento, que será definido de acordo com o tipo de manifestação que o paciente apresentar.