Reprodução

Serviço proporciona ao paciente a comodidade de buscar e administrar o medicamento no mesmo local

A Policlínica Estadual de Formosa realizou no dia 14 de fevereiro a primeira aplicação dos medicamentos injetáveis do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Segundo a farmacêutica Thaysa Romualdo a implantação deste novo serviço traz para o paciente a comodidade de buscar e administrar o medicamento no mesmo local.

“Promove maior segurança, efetividade e adesão no tratamento, além disso diminui o incômodo de buscar em um local para realizar a aplicação ou mesmo pagar um profissional à parte para fazer a administração do medicamento”, disse.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o Componente é a garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em âmbito ambulatorial, para todas as condições clínicas contempladas no CEAF, por meio das diferentes linhas de cuidado definidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), que estabelecem critérios para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de uma doença ou agravo em saúde. O componente atende um elenco de medicamentos contemplados no Anexo III da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename 2022).

A farmacêutica destaca que o usuário contará também com o serviço da consulta farmacêutica e de enfermagem onde poderá tirar dúvidas e esclarecer possíveis efeitos adversos e efetividade na aplicação, a unidade conta com equipe de enfermagem capacitada para aplicação dos medicamentos realizando de forma segura e ágil, tomando todas as precauções devidas dentro das normas estabelecidas.

A diretora da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini Machado, comenta que o novo serviço implantado na unidade é mais um benefício para os pacientes da região e entorno. “A expansão do projeto é melhorar ainda mais a adesão do paciente ao tratamento e a eficiência no uso do medicamento”, afirmou.