Prática integrativa é uma técnica de medicina chinesa que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar diversos problemas físicos, mentais e emocionais

A Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, implantou, nos dias 26 e 27 de setembro, auriculoterapia nos pacientes durante a sessão de diálise. A auriculoterapia é oferecida pelo SUS como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares  é uma técnica da medicina chinesa derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.

A atividade foi realizada pela fisioterapeuta Jeniffer Albuquerque, visando a qualidade de vida dos pacientes. Entre os turnos da sessão de diálise, em 28 pacientes participaram da ação, que aconteceu com supervisão da responsável técnica pelo setor e do médico plantonista do dia.

As atividades foram realizadas individualmente com orientação e explicação do procedimento a ser realizado com imagem ilustrativa para melhor entendimento, destacando os benefícios da técnica utilizada respeitando as individualidades, dificuldades e comorbidades de cada paciente, os pontos auriculares podem ser escolhidos de acordo com a doença específica ou conforme a localização anatômica.

A auriculoterapia pode ser feita em qualquer pessoa, independentemente da idade, trazendo benefícios para adultos, idosos e crianças. Foi observado uma boa aceitação de todos pacientes, sendo uma novidade terapêutica para a maioria.

Benefícios da auriculoterapia

Alguns motivos para fazer auriculoterapia e como ela influenciará diretamente no dia a dia. Dores crônicas e agudas, agindo como analgésico; ansiedade e depressão (como parte de um tratamento geral); distúrbios funcionais digestivos, como náuseas e vômitos; vícios diversos, incluindo tabagismo; alergias, incluindo rinite alérgica; auxílio na recuperação motora; patologia funcional urogenital; alergias; promoção na qualidade de sono; promoção de equilíbrio emocional; redução de dores na coluna ou dor de cabeça; facilita o processo de emagrecimento; cura de lesões pré-existentes; auxilia no processo de parar de fumar; previne o surgimento de novas condições e doenças; diminui os efeitos da TPM, regula o ciclo menstrual e menopausa e rejuvenescimento da pele.