Campanha conscientiza a cerca do câncer colorretal, terceiro tipo mais comum no Brasil

Para conscientizar o público interno da unidade sobre o câncer colorretal, o colaborador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa, Reinaldo Silva, e o médico Thiago de Oliveira Moreira promoveram uma palestra para esclarecer dúvidas sobre o tema.

De acordo com o médico, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais comum de câncer em todo o mundo. “É um tipo que se desenvolve a partir das células do revestimento do cólon e reto. Os sintomas mais comuns desta doença são sangramento retal, dor abdominal, alterações no hábito intestinal, perda de peso, anemia e cansaço”, explicou Dr. Thiago.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença. “O mais importante é ter exames regulares de rastreamento, como colonoscopia e testes de sangue para detectar precocemente as alterações no cólon. O tratamento para o câncer colorretal depende do estadiamento e do tipo de tumores. O tratamento mais utilizado é a cirurgia, que pode ser seguida por quimioterapia ou radioterapia. É importante realizar os exames de rastreamento e seguir as orientações médicas para prevenir e tratar o câncer colorretal”, afirmou o médico.

Prevenção

A prevenção do câncer de colorretal começa com mudanças na dieta e na rotina diária. Estas mudanças incluem: comer uma dieta saudável rica em frutas, vegetais e grãos integrais; evitar alimentos gordurosos, processados e ricos em açúcar; beber água em vez de refrigerantes, sucos açucarados ou outras bebidas açucaradas; reduzir o consumo de carne vermelha e processada; praticar atividade física regularmente; manter o peso saudável; evitar o excesso de álcool; não fumar e obter exames regulares para detectar precocemente alterações nas células colônicas.