Divulgação

Convidada Luciana Celestino de Jesus falou sobre sua trajetória como paciente re-nal

Em comemoração ao dia mundial do Rim, a comissão do Núcleo de Educação Per-manente (NEPE) da Policlínica de Formosa convidou para uma palestra a Sra. Luciana Celestino de Jesus, que destacou a importância de se atentar aos sinais da doença re-nal crônica. Ela fez hemodiálise por muitos anos e há 12 anos é transplantada.

A palestrante contou um pouco da sua trajetória enquanto paciente renal, a desco-berta da doença que foi há quase 20 anos atrás. “Os primeiros sintomas foram quase imperceptíveis, assintomáticos, mas liguei um alerta e foi quando busquei atendimento”, disse.

Luciana Celestino de Jesus relatou que a descoberta do diagnóstico foi um divisor de águas em sua vida e que é grata por ter feito o transplante. Ela reforçou a importância da doação de órgãos. “No meu caso, o novo ruim veio de um doador morto compatível”, revelou.

O enfermeiro RT da hemodiálise, Filipi Gadeia, destacou a importância da realização de exames, e a ida ao profissional regularmente. “ A prevenção é sim a melhor maneira de evitar a doença”, frisou,

A Policlínica de Formosa promove essas atividades como uma forma de reforçar aos pacientes e colaboradores a importância da ida regular ao profissional de saúde, refor-çando o compromisso e a importância da educação continuada dentro da unidade

Dia Mundial do Rim

Comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, a data tem como objetivo disseminar informações sobre as doenças renais, o foco está na importância da equida-de e no acesso ao diagnóstico e tratamento da doença, com o exame simples que é a creatinina.