Intuito foi entrar no clima da Copa da Mundo, mantendo o aprendizado de forma lúdica

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIRAS) da Policlínica Estadual de Formosa realizou um treinamento sobre higienização das mãos e entregou para os colaboradores um álbum de figurinhas sobre o tema.

A presidente da CCIRAS da Policlínica, Laís Ferreira de Araújo, explica que a comissão elaborou um álbum para entrar no clima da Copa do Mundo. “O intuito foi levar o colaborador a aprender de forma lúdica os principais pontos sobre a higienização das mãos. Além disso, Levar a comunicação e envolvimento dos colaboradores por necessitarem trocar as figurinhas para completar o álbum. Os profissionais que participarem dos 4 treinamentos expostos e completarem o álbum receberão um prêmio disponibilizado pela instituição”, afirmou.

Na primeira parte do treinamento, foi realizada uma abordagem teórica baseada no manual Segurança do Paciente em Serviços de Saúde e Higienização das Mãos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foram discutidas as recomendações dos órgãos de controle de infecção os quais consideram que a higiene das mãos deve ser realizada antes e depois do contato com o paciente e após o contato com objetos entre os quais equipamentos médicos, antes de vestir luvas estéril, no procedimento de inserção de cateter e após a remoção das luvas.

Laís destaca que além das medidas de lavagem frequente das mãos com água e sabonete, no treinamento foi abordado também sobre as circunstâncias de não acesso a instalações adequadas de lavagem das mãos. “Foi recomendado o uso de produtos sanitizantes para as mãos e a prática de desinfecção de superfícies considerando as formas de transmissão do vírus”, explicou.

A colaboradora Thaysa Romualdo Batista destaca que a experiência com o álbum de figurinhas de higienização das mãos foi de grande enriquecimento. “A ação possibilita que os profissionais fixem o conteúdo de uma forma lúdica e levar a interação entre os setores, que precisaram trocar as figurinhas para completar o álbum”, disse.

A ação faz parte da prática educacional da unidade, por ser uma atividade que busca qualificar o atendimento, prestando um melhor serviço ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), uma abordagem basilar no que diz respeito à prevenção e controle de infecções como estratégia de promoção da segurança do paciente.