Doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita

A equipe multiprofissional da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa ministrou palestras aos pacientes e colaboradores da unidade em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, comemorado no dia 11 de abril. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 1998.

A ação teve como propósito alertar sobre a doença que afeta milhões de pessoas no mundo, além de trazer informações sobre o diagnóstico, a anatomia da doença e mostrar as possibilidades de tratamento para os pacientes, familiares e cuidadores. “A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente na população. No Brasil, cerca de 400 mil pessoas são acometidas por esta doença”, informou o médico da família Rafael Dias.

Apesar dos números serem preocupantes, o Mal de Parkinson ainda não é muito conhecido. Ele costuma se manifestar de forma gradativa, em geral em torno dos 60 anos, podendo, todavia, manifestar-se de forma precoce aos 30 e 40 anos. No que diz respeito ao tratamento da Doença de Parkinson se faz necessário sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, além do apoio do tratamento psicológico e nutricional com o objetivo de reduzir o prejuízo funcional ocasionado pela doença.

A nutricionista Mayane Rosolen, ressaltou que os exercícios físicos são essenciais para a qualidade de vida das pessoas que têm a doença, assim como as terapias, e o apoio da família, sendo fundamental que esta procure por informações e orientações para compreender melhor o quadro.

Após a palestra, foram distribuídos folders com orientações sobre o tema para os participantes.