Ato de solidariedade não traz risco à saúde e pode salvar até quatro vidas

Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado a doação de sangue, a farmacêutica Policlínica Estadual de Formosa, Holinda Paula da Policlínica, realizou uma palestra sobre o tema para pacientes e colaboradores.

Holinda explicou que um adulto tem em média de 5L de sangue, a depender da estatura, desta forma ela destacou que a doação não traz risco à saúde do doador, visto que os hemocentros obedecem a critérios com prazos de doação, respeitando o período que a medula repõe o sangue coletado.

“O sangue coletado passa por um processamento (separação) e com esse fracionamento uma doação pode salvar até quatro vidas. Além de Transfusões, a parte líquida do sangue pode ser usada na produção de medicamentos biológicos, usados, por exemplo, em tratamentos de coagulopatias”, disse a farmacêutica,

De acordo com Holinda, as transfusões são constantemente utilizadas em pacientes Doentes Renais Crônicos, Hemorragias, Cirurgias, Transplantes e Traumatismo em decorrência de acidentes. “Segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue. Normalmente, os classificados de RH negativo tendem a ser mais raros, e os tipos mais comuns dentre a população brasileira são os classificados O e A positivos”, revelou.

A profissional destacou a importância e a necessidade de doadores para reposição, em virtude das altas demandas e dos estoques em estado crítico em virtude de tantos mitos em relação à doação. “Formosa conta com uma Unidade de Coleta e Transfusão, localizada no complexo do Hospital Estadual de Formosa, e a Unidade necessita deste ato de amor, visto que o sangue coletado atende 11 municípios da região”, frisou.