Palestra abordou os tipos de diabetes, citando também sobre formas de tratamento e prevenção

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, data criada em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.

Alguns objetivos das campanhas do dia mundial do diabetes têm como foco alertar para o impacto do diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

Para alertar sobre o tema, as nutricionistas Beatriz Guimarães e Izabella Abreu realizaram uma palestra explicando a diferença entre os tipos de diabetes, os fatores de risco pelos quais pode ocorrer; citando também sobre formas de tratamento e como prevenir a doença.

De acordo com as profissionais, embora existam diferentes tipos de diabetes, o tratamento é multiprofissional, ou seja, deve incluir uma equipe que possa dar suporte ao paciente e seus familiares. Neste cenário, o profissional de nutrição pode atuar tanto na prevenção de alguns tipos como no tratamento daqueles já com o diagnóstico.

Durante a palestra, foi abordado que por meio da alimentação é possível trazer um dos componentes da educação em diabetes. Além disso, as nutricionistas destacaram as orientações práticas sobre o tratamento nutricional para o diabetes, onde recomenda-se o seguimento de padrões alimentares saudáveis, prática regular de atividade física.

Ao final, foram distribuídos folders com orientações sobre os temas abordados e um questionário de avaliação de risco aos pacientes da Policlínica de Formosa.