Intuito foi conscientizar o público da unidade sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença

Em alusão ao ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial, comemorado em 26 de abril, a equipe multidisciplinar da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou palestras sobre as causas, prevenção e complicações da doença e da importância de uma alimentação saudável.

A nutricionista Mayane Rosolen falou com os participantes sobre hábitos alimentares para redução de riscos cardiovasculares e os dez mandamentos da prevenção da pressão alta para ter uma vida saudável. A profissional deu dicas de controle de peso, assim como a leitura adequada dos rótulos de alimentos e ressaltou a importância da prática regular de atividade física, além do tratamento medicamentoso através de prescrição médica para o controle e tratamento da doença.

Mayane mostrou um cardápio com alto teor de sódio e outro com baixo teor, e apresentou exemplos de substituições simples para ajudar na redução do consumo diário de sódio. “É muito importante e necessária a redução do sal no cotidiano principalmente na preparação dos alimentos, assim como a verificação das informações contidas nos rótulos dos produtos. Diariamente, é recomendado pelos médicos de 4 a 5 g de sódio, quantidade que deve ser distribuída em todas as refeições”, afirmou.

De acordo com a fisioterapeuta Maria Rita Schenatz, a hipertensão é uma doença sistêmica que causa a elevação das pressões nos vasos sanguíneos. “Com o passar do tempo leva a sobrecarga desses vasos causando a crise hipertensiva tendo relação direta com algumas doenças como acidente vascular encefálico (AVE)”, explicou.

A fonoaudióloga Daniela Teixeira destaca que a hipertensão é uma doença multifatorial. “Há vários fatores para o desenvolvimento da hipertensão, entre eles a obesidade e a alimentação inadequada como o excesso de sal, gordura e carboidratos, geralmente é assintomático, sendo que em casos extremos pode associar com dor torácica e confusão mental”, revelou.

As profissionais destacaram que as inúmeras consequências da hipertensão arterial podem ser prevenidas, visto que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham se em tratamento para controle da pressão arterial finaliza a equipe multiprofissional.