Médico cardiologista Mauro Passo conscientizou colaboradores e pacientes sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro

No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída em 1986 pela lei nº 7488, criada com o objetivo de alertar à população sobre como o hábito de fumar pode prejudicar a saúde. Em comemoração à data, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou uma palestra, ministrada pelo médico cardiologista Mauro Passos, com o intuito de mobilizar pacientes e colaboradores sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo se configura como um problema de saúde pública, sendo a principal causa de morte evitável no planeta. No Brasil, a estimativa é de cerca de 200 mil mortes anuais em consequência do fumo. Mundialmente, essa estimativa chega em torno de 4,9 milhões. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), não é apenas o fumante que pode adoecer em decorrência do cigarro, mas também o fumante passivo, aquelas pessoas que convivem e absorvem os componentes tóxicos e cancerígenos presentes na fumaça ambiental do cigarro.

Na palestra foi abordado que o tabagismo pode acarretar cerca de cinquenta problemas de saúde, entre eles, infarto do miocárdio, derrame, câncer de pulmão, enfisema pulmonar, impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.

O uso recorrente do tabaco pode causar dependência em função da presença de nicotina, que, pode causar, além dos malefícios supracitados, dependência análoga a que é causada pela cocaína. Dessa forma, cessar o hábito de fumar torna-se um grande desafio, contudo, para as pessoas que têm interesse em parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito, na disponibilização de medicamentos, além de ofertar também acompanhamento profissional.