Data tem o objetivo de alcançar maior visibilidade e reconhecimento da profissão

A Policlínica Estadual de Formosa realizou orientações aos pacientes e reconhecimento dos profissionais da área acerca do dia do farmacêutico, comemorado no dia 20 de janeiro. A equipe do eMAESM, as psicólogas Lohany Romualdo e Tatiana Hennemann, e a assistente social Nathielen Viana, desenvolveram a ação tendo como objetivo abordar informações referentes a data comemorativa contribuindo para o acesso à informação.

A data foi escolhida tendo como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. O reconhecimento oficial, feito através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, teve como objetivo unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e alcançar maior visibilidade e reconhecimento.


			Policlínica de Formosa celebra Dia do Farmacêutico

A profissão remete-se aos antigos boticários e apotecários que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos. Eles tratavam de diversas doenças e também trabalhavam na criação de perfumes. Muitas vezes, substituíam os médicos que eram poucos, sendo em muitos casos a única chance de vida daqueles que não tinham acesso aos hospitais.

Nos primeiros tempos da profissão, a matéria-prima principal era a própria natureza e o conhecimento baseava-se na observação. Atualmente, o trabalho dos farmacêuticos é feito com material sintético, manipulado a partir do conhecimento agregado através dos anos e ligado ao conjunto de tecnologias existentes. Além disso, existe uma interação com os médicos, gerando um tratamento mais eficaz e baseado no diagnóstico. O trabalho conjunto dos profissionais evidencia a melhor qualidade de vida dos pacientes.

Na área da saúde pública e privada, seu ramo de atuação é amplo e diverso. Pode envolver desde um grande laboratório que produz medicamentos, até mesmo hospitais no auxílio aos médicos. A relação com medicamentos utilizados em tratamentos, indústrias, área de cosméticos, agricultura e outros lugares onde existe a produção ou distribuição de medicamentos, também é especialidade dessa área.

No Brasil, o profissional pode exercer em mais de 70 ramos distintos da farmácia, destacando-se: administração de laboratório clínico, administração hospitalar, auditoria farmacêutica, biofarmácia, farmácias em geral (dermatológica, hospitalar, homeopática, clínica, etc), hematologia clínica, microbiologia, toxicologia (clínica, ambiental, veterinária, forense, etc), vigilância sanitária, dentre outros.

Fonte: Diário da Manhã