Equipe de nutrição e fisioterapia conscientizou pacientes do setor de hemodiálise sobre o tema

A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou nos dias 15 e 16 duas ações para ampliar a discussão sobre o Dia Mundial do Rim, comemorado na segunda quinta-feira do mês de março, com as equipes de fisioterapia e nutrição que prestam assistência aos pacientes do setor de hemodiálise da unidade.

As nutricionistas Beatriz Murussi e Izabella de Oliveira apresentaram a proposta de substituição do sal comum para o sal de ervas e Gergilim. “Essa é uma forma de diminuir o uso do sal e prevenir o estado de saúde de todos, já que vários desses pacientes são hipertensos crônicos de difícil controle”, explicaram.

As fisioterapeutas Jenyffer Jaqueline e Rakeliny Santos disponibilizaram uma cartilha explicativa e um vídeo com um programa de exercícios direcionado para fístula arteriovenosa (FAV). “As intervenções buscam conscientizar os pacientes e trazer melhorias na qualidade de vida deles”, revelaram.

A diretora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, destaca que as ações do Dia Mundial do Rim na unidade tem o intuito de melhorar a qualidade de vida dos pacientes da hemodiálise e potencializar o tratamento.