Atividade teve o intuito de oferecer uma introdução à recente discussão sobre as doenças reumáticas, as quais podem acometer crianças, jovens, adultos

Instituído pela pela Portaria de Consolidação MS nº 1/2.017, art. 527, o Dia Nacional de Luta do paciente reumático tem o propósito de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento das doenças reumáticas. Em homenagem à data, a Policlínica Estadual de Formosa realizou uma palestra ministrada pelo médico ortopedista Merandolino Queiroz. A ação teve como finalidade oferecer uma introdução à recente discussão sobre as doenças reumáticas, as quais podem acometer crianças, jovens, adultos, homens e mulheres.

O palestrante destacou que a maioria dessas doenças podem ter características semelhantes, entre as quais dor, inchaço e rigidez das articulações. “No entanto, quando não há diagnóstico precoce e tratamento apropriado, as doenças reumáticas podem chegar a estágios preocupantes como a incapacidade física. No aspecto laboral, os reumatismos estão entre as principais causas de afastamento ou de aposentadoria precoce por motivo de doença”, disse.

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia apontam que aproximadamente 15 milhões de brasileiros estão acometidos pela doença, acometendo não apenas idosos. O palestrante finalizou a discussão com o reforço sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce, os quais em conjunto podem trazer qualidade de vida maior às pessoas de modo que possibilite a melhoria da produtividade e bem-estar da sociedade.