Campanha aborda o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, realizou uma palestra para conscientizar o público interno da unidade de saúde sobre o Maio Laranja, a campanha aborda o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

De acordo com o auxiliar do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) da unidade, Reinaldo Silva, em 2022, foram registradas no Brasil quase 112 mil denúncias de abuso e exploração sexual infantil na internet. Um aumento de 10% em relação a 2021.

“No mês de maio rotineiramente são executadas ações em todo o país que vislumbram reflexões sobre o tema. O dia 18 de maio é escolhido como dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a data chama a atenção pois em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje”, explicou.

O profissional destaca que como forma de chamar atenção para a urgência de se combater o abuso e a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes no Brasil, a data marca a campanha ‘faça bonito’.

A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores. A luta é de todos nós. São as nossas crianças. É o nosso futuro. Faça bonito”, concluiu.

Fonte: Diário da Manhã