Doença afeta prioritariamente os pulmões, onde a contaminação se dá através da inalação de aerossóis emitidos por alguém infectado

Dia Nacional de Combate à Tuberculose, tem como finalidade de conscientizar a importância da prevenção e tratamento. Em homenagem à data de combate e prevenção a Tuberculose, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Jenyffer Albuquerque. A ação teve como desígnio finalidade a transmissão de informações sobre diagnóstico e tratamento e prevenção da doença.

A palestrante destacou a importância sobre o conhecimento da doença por ser infecciosa e transmissível, é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch.

“A doença afeta prioritariamente os pulmões, onde a contaminação se dá através da inalação de aerossóis emitidos por alguém infectado, as partículas podem se espalhar através da fala, espirros e tosse, A forma extrapulmonar pode atingir outros órgãos ossos, rins, intestino entre outros, já a forma Pulmonar é mais comum e frequente, em termos de saúde pública a forma de transmissão é maior, ocorre com maior frequentemente em pessoas com comprometimento imunológico”, explicou.

De acordo com a fisioterapeuta, os sintomas da tuberculose são: tosse que perdura por mais de 3 semanas, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, fraqueza, cansaço. O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse que pode se apresentar de forma seca, produtiva (com catarro) ou com presença de sangue.“O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é através de um esquema de Antibioticoterapia, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

Jenyffer ressalta que a vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança após o nascimento das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. “A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e em algumas maternidades”, finalizou.