Atividade abordou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças que atingem o público masculino

Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 de novembro, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou diversas intervenções para o público masculino na unidade, uma palestra educativa para o público que aguardava nas recepções foi ministrada pelo Médico da Família Dr. Rafael Marcos, onde foi explicado sobre fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de próstata, os principais sintomas, assim como tratamento e meios de prevenção.

Durante a ação, o médico frisou a importância de realizar o exame de toque retal, e o PSA (antígeno prostático específico), destacando que quando se é diagnosticado precocemente as chances de melhor tratamento e recuperação são maiores. Na oportunidade, foram entregues lembrancinhas que buscavam fazer alusão à campanha chaveiro com a frase “homem também se cuida”.

A enfermeira Ângela Maria conduziu uma roda de conversa com os colaboradores da unidade. Ela pontuou a importância de realizar acompanhamentos preventivos, elucidou a necessidade do autocuidado, fomentando a importância da data, os colaboradores também foram presenteados com chaveiro.

Os homens da unidade também foram convidados a participar de uma prática de autocuidado com uma sessão de ventosaterapia, prática integrativa complementar em saúde, ofertada pela equipe de fisioterapia da unidade, com o intuito de aliviar tensão muscular e dores.