Dra. Maria Luiza fala sobre câncer de útero a pacientes da Policlínica Estadual de Formosa

Doença é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo

A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou uma palestra para os pacientes e colaboradores sobre câncer de colo de útero. Ministrada pela médica ginecologista Maria Luiza de Freitas Souza, a atividade teve como objetivo informar as mulheres sobre o câncer de colo de útero.

Foram abordados os cuidados preventivos que devem ser tomados para evitar o desenvolvimento da doença; e fatores de risco, como infecção pelo HPV, uso de anticoncepcionais, tabagismo, entre outros. E ainda os sinais e sintomas mais comuns, bem como a importância do diagnóstico precoce.

A médica discutiu ainda os principais tratamentos para câncer de colo de útero, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia e abordou os cuidados preventivos, como a vacinação contra HPV, exames de rotina, hábitos alimentares saudáveis,.

Os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o tema e tirar conclusões sobre como se prevenir da doença, que é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. “O câncer de colo do útero é principalmente causado pela infecção persistente com o vírus do papiloma humano (HPV). O risco de desenvolver câncer de colo do útero aumenta com a idade e com o número de parceiros sexuais”, explicou a médica,

De acordo com a ginecologista, os sintomas iniciais do câncer de colo do útero incluem sangramento vaginal anormal, dor pélvica, secreção vaginal anormal e dor durante o ato sexual. “O diagnóstico precoce do câncer de colo do útero é a chave para o sucesso no tratamento”, lembrou.

“O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou terapia de bloqueio hormonal. O prognóstico a longo prazo é bom quando o câncer de colo de útero é descoberto precocemente”, destacou Maria Luiza.

A diretora-geral da policlínica, Silvana Mofardini, também ressaltou a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença. “Tratar o câncer em sua fase inicial é fundamental para interromper o desenvolvimento e a disseminação da doença, um tratamento rápido e adequado ajuda a salvar vidas.”

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM