Campanha é dedicada à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade

A Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, promoveu uma palestra para pacientes e colaboradores sobre o Janeiro Branco, movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. A ação foi conduzida pelas psicólogas Lohany Romualdo e Tatiana Hennemann e pela assistente social Nathielen Viana.

O objetivo da palestra foi abordar informações referentes ao tema, contribuindo para o acesso à informação e para o questionamento de atitudes que corroboram para as formas de discriminação. Criada em 2014, em janeiro de 2023 a Campanha Janeiro Branco chega à sua 10ª edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede Saúde Mental.

Estudos recentes (e produzidos por diferentes tipos de instituições sociais em vários países) chamam a atenção para o importante desafio que a humanidade não pode mais desprezar: é urgente a criação de uma cultura da Saúde Mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participam.

O Janeiro Branco é dedicado a colocar os temas da “Saúde Mental” em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições sociais para tudo o que diz respeito aos universos mentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos.

A campanha tem como alguns dos objetivos: consolidar o mês de Janeiro como referencial e ponto de partida para que as pessoas e as instituições sociais efetivem ações em prol da Saúde Mental o ano inteiro em suas vidas; contribuir com construção de uma cultura da Saúde Mental e de uma visão ampliada, moderna, holística, humanista, processual, laica e integral do conceito de Saúde Mental; e chamar a atenção das mídias, das instituições sociais, dos cidadãos.

Fonte: Diário da Manhã