Durante a atividade, colaboradoras trocaram experiências sobre o tema

A Policlínica Estadual de Formosa promoveu uma ação com as colaboradoras da unidade com o intuito de debater sobre assuntos inerentes à maternidade. A palestra, que foi conduzida pela gestora de cuidados, Ana Brista, e pela nutricionista Beatriz Murussi, abordou os aspectos emocionais da maternidade e a nutrição na gestação.

A gestora de cuidados Ana Brisda, que é psicóloga, deu início a uma dinâmica. Com a proposta de que os participantes associassem cinco palavras que remetem a gravidez, a partir da dinâmica foi aberto espaço de fala e acolhimento entre os presentes para discorrer sobre aspectos da maternidade.

Durante a dinâmica, algumas colaboradoras que estão grávidas tiveram a oportunidade de trocar experiências com outras colaboradoras que já têm filhos para desmistificar a maternidade, e abordar assuntos que muitas vezes são considerados tabus, ou são romantizados. “A troca de experiência oferece oportunidade de grande aprendizado a partir das experimentações de outras pessoas, ampliando e multiplicando saberes”, afirmou Ana Brisda.

Além disso, foram abordados assuntos como depressão pós-parto. “ A depressão pós-parto é caracterizada por sentimentos de profunda tristeza, desespero e falta de esperança, em fases extremas pode estar associada a sintomas de psicose, o desequilíbrio hormonal em decorrência do término da gestação contribui significativamente para provocar essa desestabilização”, explicou a gestora de cuidados.

A nutricionista Beatriz abordou aspectos sobre a alimentação durante a gestação, explorando alimentos recomendados e restritos, e mitos sobre a alimentação no período gestacional e puerperal. A profissional também falou sobre a formação do paladar infantil, que acontece ainda durante a gestação, potencializando para que a criança tenha predileção ou rejeição por algum alimento quando a alimentação for introduzida a partir dos alimentos que a mãe utiliza para se nutrir durante o período gestacional.

Para finalizar, Beatriz pontuou sobre a importância de ganho de peso adequado na gestação, pois a formação adequada do feto está diretamente associada a este fator.

Fonte: Diário da Manhã