Para conscientizar sobre o tema, unidade promoveu palestra para colaboradores e pacientes

Em comemoração ao Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, instituído por meio da Lei no 11.723, de 23 de junho de 2008, a Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, promoveu uma palestra com a finalidade de trazer o debate sobre a importância do controle das infecções que se configuram hoje como um grave problema de saúde pública, uma vez que são episódios adversos que tem uma taxa elevada de morbidade e mortalidade, repercutindo de forma direta na qualidade da segurança e do cuidado com o paciente.

A palestra foi ministrada pela técnica de enfermagem Luciene José da Silva, que destacou as medidas para prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). “Essas medidas necessitam ser seguidas em todos os estabelecimentos que prestam assistência à saúde, tanto no âmbito hospitalar quanto na assistência domiciliar”, afirmou.

A profissional destaca que entre os pacientes mais vulneráveis estão crianças, idosos, e os que possuem doenças que afetam a imunidade ou a submissão a procedimentos invasivos. “A higienização das mãos é uma das ações preventivas muito eficaz no combate às infecções hospitalares”, finalizou.