Equipe multiprofissional aborda tema com pacientes e colaboradores da unidade de saúde do Governo de Goiás no município do Entorno do DF

A Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou, na terça-feira (22/3), uma palestra sobre obesidade. A ação foi idealizada e conduzida pela equipe multiprofissional da unidade, que orientou os pacientes e colaboradores da unidade do Governo de Goiás no município do Entorno do Distrito Federal sobre a importância da conscientização nutricional, prevenção da obesidade e tratamento.

O Dia Mundial da Obesidade é celebrado no dia 4 de março, com propósito de incentivar soluções práticas para se manter um peso saudável e informar sobre tratamentos e discutir políticas públicas voltadas à alimentação saudável, desde a primeira infância.

Os profissionais falaram também do acompanhamento e da atuação da equipe da multiprofissional nos cinco campos da saúde: implementação de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes saudáveis, capacitação da comunidade, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas e reorientação de serviços de saúde.

“É importante que se abra espaço para discussão sobre as causas da obesidade e a necessidade de que o tratamento e intervenção contem com equipe multiprofissional da saúde, como nutricionistas, educadores físicos, psicólogos e médicos, que planejaram uma estratégia de tratamento ao paciente, além de conscientizá-lo do processo, importância da assiduidade e continuação e duração delongada do tratamento, para que resultados mais saudáveis e duradouros sejam alcançados”, explica a assistente social Luzinete Frazão.

Apoio emocional
De acordo com a psicóloga Camila Abgail, a psicoterapia é uma ferramenta eficaz para o auxílio do paciente ao tratamento de obesidade, com seu papel de apoio emocional, no incentivo a adesão e aceitação ao tratamento, conscientização sobre a problemática da obesidade e doenças associadas a ela, a ressignificação da utilização do alimento, como forma de escape ou necessidades emocionais e afetivos.

Para a nutricionista Mayane Rosolen, o tratamento da obesidade necessita de consistência, reeducação e modificação alimentar, aprendendo a fazer escolhas saudáveis com a ingestão de calorias suficientes para o fornecimento de energia ao corpo.

“A perda de peso ocorre com a diminuição de ingestão calórica e aumento do gasto de energia do corpo, porém não se deve fazê-lo de maneira radical, rígida e com dietas restritivas. Por isso, é importante o auxílio e intervenção do especialista, médico e nutricionista, no processo do tratamento para que se tenha resultados permanentes”, destaca.

Em sua apresentação, a fisioterapeuta Maria Rita Schenatz revelou que a  fisioterapia contribui muito para o tratamento da obesidade e suas comorbidades, promovendo a melhora do sistema respiratório, visando a função pulmonar, utilizando recursos cinesioterápicos para alívio de quadro álgico, recuperação de estruturas osteomusculares e a reabilitação postura.

Importância da mastigação
Uma das funções mais importantes do sistema digestório, a mastigação corresponde à fase inicial do processo digestivo e tem como objetivo a degradação mecânica dos alimentos. “Uma mastigação ineficiente pode causar desconforto, como gases, azia, queimação, empachamento e má absorção de nutrientes, como vitaminas e minerais. Mas não é apenas no processo digestivo que a mastigação auxilia, quando se mastiga bem os alimentos, a sensação de saciedade é maior, mais rápida e com uma menor quantidade de alimento ingerido”, revela a fonoaudióloga Daniela Teixeira.

Em média, o nosso organismo leva de 15 a 20 minutos para avisar o cérebro de que está saciado. Durante a mastigação, o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes e enviar os sinais de satisfação ao cérebro, assim, a mastigação pode ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto CEM