Carreta da Prevenção vai ficar no município por nove dias. Expectativa é realizar cerca de 600 exames

“Poder realizar os exames na Carreta da Prevenção em Santo Antônio do Descoberto é uma oportunidade que as mulheres não podem deixar passar. É maravilhoso receber atendimento sem sair da nossa cidade. Quando soube que poderia fazer a mamografia fiquei emocionada, pois não sei quando fiz o exame pela última vez”. Esse é o relato da dona de casa Maria Inês Nunes, de 62 anos, a primeira paciente a ser atendida pela carreta no município.

A Unidade Móvel de Prevenção de Câncer de Mama e Colo Uterino chegou a Santo Antônio do Descoberto nesta segunda-feira, 29, e vai permanecer na cidade até o dia 9 de setembro. Ligada à Policlínica Estadual de Formosa, a unidade é chamada Carreta da Prevenção por ser um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher que realiza exames de mamografia e Papanicolau.

Para serem atendidas, as mulheres precisam apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é que, em nove dias de atendimento, sejam realizados cerca 600 exames. A meta é realizar 34 mamografias e citopatológicos por dia, a fim de reduzir ao máximo a fila de espera pelos exames na região.

Fonte: Diário da Manhã