Capacitação foi destinada aos profissionais do serviço social da unidade de saúde

A equipe do serviço social da Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, participou de uma palestra ministrada pelo assistente de treinamento e desenvolvimento do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade de saúde, Reinaldo Silva, sobre ética e moral no serviço social.

De acordo com Reinaldo, a ética refere-se a um conjunto de princípios que orientam o comportamento humano, enquanto a moral é um conjunto de valores e crenças que uma pessoa ou sociedade considera certo ou errado.

“Quando falamos em ética é fundamental para garantir a confiança dos nossos pacientes colaboradores garantindo assim a reputação da Policlínica Estadual de Formosa. Outro ponto importante do treinamento foi o da honestidade nas comunicações com paciente, pois assim garantimos a proteção e privacidade dos usuários”, explicou.

Após abordar os conceitos de moral e ética, foi realizada a dinâmica do barbante, com o intuito de unir os participantes e mostrar que cada um tem uma participação muito importante para a segurança do paciente, bem como a proteção dele.

“Os participantes ficaram em círculo e foram passando barbante para o colega, formando assim uma teia, que simula a proteção do paciente. Quando deixamos de seguir os protocolos a teia não é formada, perdendo assim a proteção do paciente”, concluiu.