Ação teve a finalidade de oferecer uma introdução à recente discussão sobre a importância das mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, da luta pelas políticas de Inclusão e o fim da exclusão social cotidiana em nossa sociedade

Instituído pela Lei nº 11.133/2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência tem o propósito de conscientizar sobre a importância do direito das pessoas com deficiência, na promoção, defesa e garantia das condições de vida com dignidade e a emancipação das pessoas com deficiência na sociedade.

Em homenagem à data, a Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, realizou uma palestra ministrada pela psicóloga Leila Macedo, proprietária do Centro Clínico Gente Linda, do município de Formosa. A ação teve como finalidade oferecer uma introdução à recente discussão sobre a importância das mobilizações para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e da luta pelas políticas de Inclusão e o fim da exclusão social cotidiana em nossa sociedade.

O Decreto Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. Segundo a Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial possui alguma deficiência.

A inacessibilidade pública, o preconceito e os métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para as pessoas com deficiência foram alguns aspectos abordados no primeiro momento da discussão. Posteriormente, foi apresentado o panorama do desenvolvimento das políticas de inclusão, a construção e o desenvolvimento do direito das pessoas com deficiência na busca pela igualdade de oportunidades, para usufruto de melhorias nas metamorfoses da vida, resultado do desenvolvimento econômico e das relações estabelecidas na sociedade. Além disso, foi discutido sobre as novas possibilidades para as práticas da reabilitação e da inclusão social para a minimização da violência e melhoria das condições gerais de vida.

“Agir sobre os múltiplos fatores que causam as deficiências é uma missão de toda a sociedade, isto inclui os poderes públicos, os entes não governamentais e privados, as associações, as comunidades, as famílias e os indivíduos”. Finalizou a palestrante.

Fonte: Diáro da Manhã