Ação teve como finalidade a conscientização a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença

Em 27 de julho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Neste ano, foi sancionada a Lei 14.328/22, que institui julho como mês nacional de prevenção sobre a patologia em questão. Para lembrar a data, a Policlínica Estadual de Formosa realizou uma palestra ministrada pelo médico da família, Rafael Dias, destinada aos pacientes e colaboradores.

A ação teve como finalidade a conscientização a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, orientação, tratamento, prevenção e os principais desafios dessas neoplasias. O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico utilizado como referência a um conjunto de tumores malignos que podem ocorrer em regiões do corpo como a boca, orofaringe, laringe, nariz, seios nasais, pescoço, tireoide, entre outras regiões faciais.

Ao longo da palestra, foram destacados alguns fatores de risco mais comuns para este tipo de câncer, entre eles, o tabagismo, etilismo, infecção pelo HPV, além da má higiene bucal e a desnutrição. Segundo dados do IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS), os tumores de cabeça e pescoço configuram hoje o nono tipo de câncer mais frequente no mundo.

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço depende de uma série de fatores, entre eles, a localização, dimensão da lesão e estado clínico do paciente. Por isso, é muito importante o diagnóstico precoce para as opções de tratamento, além de ser essencial a prevenção e a socialização de informações, haja vista que o desconhecimento sobre a patologia é um fator de retrocesso no diagnóstico.

Fonte: Jornal Diário da Manhã