Psicólogas da unidade abordaram o significado desse período na vida das mulheres, considerando as mais diversas mudanças e os desafios da gestação

No dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Gestante, uma data convida para a reflexão sobre a atenção e os cuidados que toda grávida necessita para uma gestação saudável. Em comemoração à data, a Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, realizou palestras ministradas pelas psicólogas Camila Muller e Camila Abgail Oliveira. As profissionais ressaltaram o significado desse período na vida das mulheres, considerando as mais diversas mudanças e os desafios da gestação.

A discussão foi iniciada com a abordagem sobre as características psicológicas da gravidez, os aspectos psicológicos do puerpério e a construção de vínculos entre pais e filhos. Por se tratar de um período de mudanças biopsicossociais, as alterações ocorrem não apenas no organismo da mulher, mas também no seu bem-estar, condição que altera seu psiquismo e o seu papel sociofamiliar.

Foram abordados também os cuidados durante a gestação, no pós-parto e aleitamento materno, além da importância do acompanhamento e avaliação das modificações físicas e psicológicas durante todo o processo.

O dia da gestante é um chamado social para a consciência dessa fase tão singular da vida. A gestação precisa ser entendida e tratada com muita seriedade e cuidado, de modo que permitam a abertura de caminhos a fim de contribuir para melhor assistência às mulheres na vivência da maternidade.

Fonte: Diário da manhã