Data desperta a conscientização da população brasileira no combate ao preconceito racial

O colaborador Reinaldo Silva da Policlínica da Região do Entorno, em Formosa, realizou uma palestra na unidade sobre o Dia da Consciência Negra. A data tem como objetivo chamar atenção para a valorização da cultura negra e despertar a conscientização da população brasileira no combate ao preconceito racial.

Reinaldo destacou que o dia 20 de novembro é sobre reflexão, respeito ao negro(a), a sua luta e resistência, além de buscar pela preservação das memórias e da diversidade cultural dos povos negros. “Até hoje, os negros e negras ainda sofrem com a pouca representatividade, o racismo e o preconceito, muitas vezes, velado e disfarçado de opinião”, disse.

De acordo com o colaborador, foi para fomentar estas questões que o Dia Nacional da Consciência Negra foi criado, além de fazer referência a data de morte do quilombola Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência dos escravos.

“O Brasil é um grande e colorido mosaico de gente. Cada povo tem suas cores, tradições e hábitos que se misturam e se entrelaçam. Desde o início da história do nosso país, os povos negros são colaboradores dessa diversidade, através de uma rica e milenar cultura, que até os dias de hoje se reflete na nossa sociedade”, firmou.

O palestrante destaca que a influência é notória, por exemplo, na dança, na música, nas religiões de origem africana, na capoeira, entre outros. “Esses são um dos vários fatores pelos quais devemos ser gratos, valorizarmos e respeitarmos estes povos”, revelou.

O racismo, preconceito e a discriminação tem agredido tanto psicologicamente e fisicamente os homens, as mulheres e os jovens negros. “É preciso se conscientizar, libertar-se da prisão do pensamento e ter compaixão, amando o próximo independentemente de qualquer coisa, inclusive, de sua cor”, finalizou.

Fonte: Diário da Manhã