Unidade do Estado de Goiás leva exames de tomografia computadorizada dando suporte a municípios. Estimativa é de atender 270 pacientes de oito municípios

A Unidade Móvel de Tomografia do Estado de Goiás está atendendo até o próximo dia 28 na cidade de Catalão. A Carreta da Tomografia, como é chamada, é vinculada à Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa e percorre municípios levando esse exame de alto custo segundo pactuação com a Secretaria Estadual de Saúde.

Nesses dias que ficará estacionada em Catalão a unidade vai atender pacientes de municípios vizinhos como Davinópolis, Ouvidor, Três Ranchos, Goiandira, Cumari, Anhanguera e Nova Aurora, além de Catalão. A expectativa é que sejam atendidos 270 pacientes que necessitam desse exame.

De acordo com o secretário de Saúde de Catalão, Velomar Rios, os serviços da Carreta da Tomografia é de grande importância para a população da região. “A Carreta atende a população de nossa cidade e também comunidades de outros municípios. O intuito é reduzir as filas de pessoas que estão aguardando esses exames, até mesmo zeradas. O município polo de Catalão sempre é contemplado com a presença dessa unidade. A população que precisa desse exame e tenha recomendação médica para sua realização pode agendar com seu município e isso ser marcado”.

O secretário Velomar Rios lembra que muitos pacientes recebem indicação médica para realizar exame de imagem como tomografia e que se for buscada sua realização em um serviço particular tem um custo elevado. “O Governo de Goiás disponibiliza isso gratuitamente e a cidade de Catalão acolhe essa unidade que presta esse serviço de graça para a população”, frisa.

A coordenadora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini, explica que as Carretas da Prevenção e da Tomografia obedecem pactuação dos municípios com a Secretaria Estadual de Saúde e levam suas unidades onde for determinado, em uma parceria positiva com os municípios. “Nossa meta é levar atendimento de excelência e atenção humanizada para toda a população de nossa região”, finaliza.