Em sete dias de atendimento, a expectativa é que sejam realizados 476 exames

“Há oito meses espero fazer uma mamografia. Já não tinha esperança de fazer o exame. Fiquei muito feliz da Carreta da Prevenção vir para Novo Gama, pois não precisei sair da minha cidade”, foi o que disse a dona de casa Joice da Silva Pereira, de 40 anos, que recebeu atendimento da Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa. A unidade chegou em Novo Gama nesta terça-feira, 7, e permanece no município até a próxima quarta-feira,15 de junho.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida a Unidade Móvel, é um serviço itinerante do Governo de Goiás de atenção à saúde da mulher, que realiza exames de mamografia e Papanicolau com uma estrutura capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas. O atendimento acontece das 7h às 17h e diariamente poderão ser realizados até 68 exames, todos feitos na hora.

Para fazer os exames em Novo Gama basta apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. A mamografia é realizada em pacientes de 40 a 69 anos. Já o exame citopatológico é realizado a partir dos 18 anos, em pacientes com vida sexual ativa. Em sete dias de atendimento, a expectativa é que sejam realizados 476 exames em Novo Gama.

Segundo a enfermeira Izabela Marcon, a Carreta da Prevenção tem uma importante atuação no movimento de prevenção contra o câncer de mama e estimula a participação de toda a população feminina dos municípios na luta contra a doença. “As mamografias realizadas na Unidade Móvel tem como função principal detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e sabemos que o diagnóstico precoce da doença torna possível a cura”, disse.

A profissional ressalta que o exame Papanicolau, também realizado na Carreta da Prevenção, tem como estratégia detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher tenha sintomas. “É um exame ginecológico muito importante, pois tem um papel essencial no rastreio do câncer do colo de útero”, afirmou a enfermeira.

Fonte: Jornal Diário da Manhã