Em dois dias de atendimento, foram realizadas 47 mamografias e 38 coletas de exame citopatológico

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa realizou, nos dias 16 e 17 de novembro, mamografias e exames citopatológico de colo de útero nas detentas da Penitenciária Consuelo Nasser e da Casa de Prisão Provisória (CPP), no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A Carreta da Prevenção é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher que realiza exames de mamografia e Papanicolau com uma estrutura capaz de beneficiar pacientes em regiões distintas. Durante os dois dias de atendimento no Complexo Prisional, a unidade móvel realizou 47 mamografias e 38 coletas de exame citopatológico.

O gerente das unidades móveis de saúde, Ueder Elbano dos Santos, explica que as unidades fazem parte do sistema de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo uterino em Goiás. “A carreta da prevenção é uma ferramenta de saúde que fortalece a rede preventiva contra o câncer, facilitando a realização dos exames de mamografia e papanicolau”, afirmou.

De acordo com o gerente de Assistência Biopsicossocial da DGAP, Sandro de Souza e Silva, o atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é de suma importância para assegurar o direito de acesso das mulheres privadas de liberdade aos serviços de atenção integral à saúde. “Promovendo, desta forma, um conjunto de ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde”, disse.

Fonte: Diário da Manhã