Divulgação

Campanha chama a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV

A Policlínica Estadual de Formosa realizou uma ação voltada para campanha de prevenção contra a AIDS/HIV, intitulada Dezembro Vermelho. A palestra foi ministrada pelo médico infectologista Deybson Augusto dos Santos. A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês).O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

Dr. Deybson fez um breve resumo do início da descoberta da doença. “Os primeiros casos de HIV foram identificados nos EUA, Haiti e África Central em meados de 1977 e 1978, no Brasil, o primeiro caso de HIV foi registrado na década de 80, desde lá o número de casos vem aumentando, exponencialmente, considerada uma doença aguda e que levava o indivíduo à morte rapidamente. Hoje, a terapia antirretroviral, que é distribuída gratuitamente no Brasil, possibilita uma melhor qualidade de vida às pessoas infectadas pelo HIV, houve um avanço significativo no combate a doença”, explicou o infectologista.

 Policlínica de Formosa adere ao Dezembro Vermelho
                                                                                    Divulgação

 

Segundo o médico, em 2017 o Brasil avança nas políticas de prevenção e passa a distribuir a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) para as pessoas mais expostas à infecção pelo HIV. Foi autorizado pela ANVISA o registro para a comercialização do autoteste para o diagnóstico do HIV. “Mesmo com avanços da medicina a prevenção é indispensável. O uso de preservativos não só previne o HIV, mas também as IST que são (infecções sexualmente transmissíveis) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada”, afirmou.

Dr. Deybson ressaltou que o acesso ao preservativo masculino e feminino são gratuitos e estão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo a Policlínica Estadual de Formosa.

A Diretora da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini Machado, relata que com as atividades de cunho educativo, a unidade de saúde reforça seu compromisso e responsabilidade social é uma forma da unidade reforçar o compromisso e a responsabilidade social com a população.

Fonte: Diário da Manhã