Paciente da policlínica, Helena recebeu rim compatível, após quatro anos em sessões de hemodiálises

Mulher de 45 anos que passava por sessões de hemodiálise na unidade de saúde do Governo de Goiás conseguiu doador compatível em Brasília, onde foi submetida ao procedimento cirúrgico

A Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, está comemorando a oportunidade de uma paciente da hemodiálise ter sido beneficiada com um transplante de rim. A dona de casa Helena Soares Magalhães conseguiu um doador compatível e foi submetida a esse transplante no Hospital Universitário de Brasília.

Segundo a diretora-geral da policlínica, Silvana Mofardini, a notícia chegou com alegria para toda a equipe e para a paciente, por ser um sonho de todos os doentes renais crônicos. “É uma alegria para a paciente, e todos nós comemoramos com ela a oportunidade rara de conseguir um transplante de rim. Por mais que tenhamos cuidado e apreço por nossos pacientes, a chance de um doador é muito especial e precisa ser aproveitada”, frisa.

Helena fazia hemodiálise desde 2019 e foi integrada ao grupo de hemodiálise da Policlínica de Formosa em julho deste ano. Há uma interação entre pacientes, equipe multiprofissional, médicos e enfermeiros. Os pacientes são assistidos por assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e médicos, todos com especialização para cuidar de doentes renais crônicos.

Ela estava na fila de receptores da Central Nacional de Transplantes, e a oportunidade de um doador compatível surgiu no Distrito Federal. Ela foi submetida ao transplante na semana passada, e a equipe da Policlínica de Formosa comemorou a oportunidade.

“Esperamos que tudo dê certo e ela seja muito feliz com essa nova realidade. Nossa atenção com ela e outros pacientes será sempre de muita dedicação e atendimento humanizado”, garante a diretora Silvana Mofardini.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto CEM