Escolha uma Página

Equipe da unidade se vestiu de super-heróis, correlacionando os personagens com as 6 metas da segurança do paciente

A Policlínica Estadual de Formosa realizou um treinamento lúdico com os colaboradores sobre as seis Metas Internacionais da Segurança do Paciente. Uma equipe da unidade se vestiu de super-heróis, correlacionando os personagens com a segurança do paciente.

De acordo com a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Laís Ferreira de Araújo, explicou que foram usados os seguintes heróis correlacionando com as metas: Meta 01: Super Identificação Efetiva (retratando o Super Homem); Meta 02: Maravilhosa na Comunicação (retratando a Mulher Maravilha); Meta 03: Capitã Medicação Segura (retratando Capitã Marvel); Meta 04: Doutor Cirurgia Segura (retratando o Doutor Estranho); Meta 05: Aqua Mãos Limpas (retratando o Aquaman) e Meta 06: Teia da proteção contra queda e lesão por pressão (retratando o Homem Aranha).

Policlínica de Formosa conscientiza sobre segurança do paciente
                                                                            – Foto: Divulgação

Os personagens abordaram pacientes e colaboradores para falar da sua meta e sua importância na unidade. “O intuito foi apresentar que todos podem ser super-heróis dentro da Policlínica, quando realizam as 6 metas de segurança do paciente de forma efetiva”, disse Laís.

As seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente foram criadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o intuito de erradicar ou reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Os danos podem ser de vários tipos, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, incapacidade e morte. Alinhado às iniciativas da OMS, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

As seis metas são: Identificação correta do paciente; Melhora na comunicação entre os profissionais de saúde; Higiene das mãos para evitar riscos de infecções; Segurança cirúrgica, em relação ao local de intervenção e ao paciente; Administração, prescrição e uso seguro de medicamentos; e Prevenção de quedas dos pacientes e úlceras por pressão.

Para a diretora-geral da Policlínica de Formosa, Silvana Mofardini Machado, realizar treinamentos, palestras e ações é algo extremamente relevante para que se efetive cada vez mais a segurança do paciente na unidade e também a qualidade dos serviços prestados. “Por isso, a unidade está sempre buscando inovações e melhorias”, revelou.